Conferência debate as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS Imprimir E-mail
Notícias - Notícias 2017
Qua, 09 de Agosto de 2017 14:13

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou em 26 de julho, no Centro de Convivência do Idoso “Clarinha da Silva”, a IV Conferência Municipal de Assistência Social de Ipeúna com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento é de suma importância para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente da federação.

 

Na abertura, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Doroti Zem Lopes, juntamente com membros do CMAS, deram as boas-vindas aos presentes e ressaltaram a relevância da Conferência para identificar os rumos que devem ter a política de serviços socioassistenciais no município. “A Conferência é uma ferramenta indispensável para fomentar o debate e ampliar as reflexões para o estabelecimento das políticas públicas de assistência social”, afirmou a secretária.

Para isso, a programação contou com a participação dos representantes dos serviços assistenciais disponíveis no município, que apresentaram os trabalhos desenvolvidos por cada equipamento. A assistente social do município e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Giseli Spigolon proferiu a palestra “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

A Conferência contou com a presença dos vereadores João Margarido e Preto Pedreiro, do secretário de Saúde Jordano Zanoni, da secretária de Educação Dirlaine Grella, do Presidente do CMAS Carlos José Marcato, das diretoras das escolas municipais Joseane Raphael e Gilmara Mometi, do conselheiro do CMAS Fábio Braga, pastor da Igreja Adonai, além de usuários da Assistência Social e servidores do SUAS. Ao final das exposições, os presentes foram convidados para debaterem e deliberarem acerca dos eixos propostos pela Conferência, com a finalidade de aprimoramento do SUAS no município.