Município instala comissão para o Censo Agropecuário 2017 Imprimir E-mail
Notícias - Notícias 2017
Qui, 10 de Agosto de 2017 17:12

Foi realizada na manhã da quarta-feira (8), no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna, a reunião de instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). Composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, instituições e organizações, a CMGE tem por finalidade acompanhar os trabalhos do Censo Agropecuário 2017, que será realizado pelo IBGE a partir de 1º de outubro.

 

Na abertura, o presidente da CMGE, Rodrigo Pucci da Conceição, representante do IBGE, ressaltou a importância do apoio e colaboração da comunidade, das autoridades e estruturas locais para a realização do Censo Agropecuário. “A CMGE têm como objetivo o acompanhamento das etapas de preparo, de coleta e divulgação de dados, engajando a população e as autoridades no levantamento de dados para a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas”, explicou.

Durante a reunião, os membros da CMGE tiveram acesso a informações gerais sobre o Censo Agropecuário e também sobre as peculiaridades do município de Ipeúna, que está incluído na área de trabalho compreendida também pelas cidades de Rio Claro e Santa Gertrudes. Para o trabalho na região, a equipe de trabalho conta com um agente censitário, três agentes censitários supervisores e quatro recenseadores.

A pesquisa pretende investigar informações em todos os estabelecimentos agropecuários do município, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, beneficiamento, transformação de produtos agropecuários, entre outros. “Os dados serão coletados através do preenchimento de questionário eletrônico sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor, entre outros dados”, informou Rodrigo.

Também estiveram presentes à reunião, o presidente da Câmara de Vereadores Diego Heron Pinheiro, a médica veterinária da Prefeitura Giane Barros, o coordenador municipal de Turismo Paulo Santos de Moraes, o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Scotton, da Casa da Agricultura, o chefe da agência do IBGE em Rio Claro Elioenai Tonini dos Santos Neto, o vice-presidente do Conselho de Segurança Municipal Milton Monaco e a doutoranda da Unesp Rio Claro Sibele Fernandes.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA – Na oportunidade foi realizada a reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea). O evento, promovido pelo IBGE em parceria com a Casa da Agricultura de Ipeúna, tem por objetivo atualizar as informações referentes à produção agrícola do município de Ipeúna. Durante a reunião foram abordadas informações sobre a área, produção e rendimento médio dos produtos agrícolas de maior importância econômica e social do município.