Vacinação contra gripe em Ipeúna começa na segunda Imprimir E-mail
Notícias - Notícias 2018
Sex, 20 de Abril de 2018 15:03

Começa na segunda-feira (17), em Ipeúna, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização obedecerá a um calendário de acordo com os grupos prioritários para imunização. A vacinação estará disponível na Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 7h às 10h30 e das 12h às 15h30, diariamente, de segunda à sexta-feira, até 1º de junho.

Na primeira semana serão vacinadas as pessoas idosas com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde e indígenas. Já a partir do dia 2 de maio, serão imunizadas as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), crianças (entre seis meses e menores de cinco anos). As pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, HIV, doenças respiratórias, os professores e os privados de liberdade, começam a ser vacinados em 09 de maio. O dia D da Vacinação Contra Influenza será no sábado, dia 12 de maio.

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.