Vacinação contra gripe é prorrogada Imprimir E-mail
Notícias - Notícias 2018
Qua, 06 de Junho de 2018 14:27

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza até 15 de junho. O prazo inicial terminou no último dia 1°. Porém, a média nacional de cobertura da vacina ficou abaixo da meta de 90% de imunização do público-alvo.

Devem ser vacinadas contra a Gripe as pessoas idosas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), crianças (seis meses e menores que cinco anos), indígenas, portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, HIV, doenças respiratórias, obesos e professores.

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.

FEBRE AMARELA – Já a Intensificação contra a Febre Amarela tem como público-alvo todas as pessoas, entre nove meses e 59 anos. “Pessoas a partir dos 60 anos não serão vacinadas indiscriminadamente, apenas com a apresentação da prescrição médica”, informa o enfermeiro Willian Zanon Guidotti. As pessoas que tenham alergia a gema de ovo não devem tomar a vacina. Ele ressalta que as pessoas que já foram imunizadas contra a vacina não precisam tomar a vacina novamente.

De acordo com Guidotti, a Intensificação contra a Febre Amarela será feita somente às sextas-feiras. Ele esclarece que a vacina depois de aberta tem validade máxima de seis horas, devendo ser descartada após esse período. “Por isso, concentraremos a imunização num único dia, evitando assim o desperdício”.

É importante a apresentação da caderneta de vacina para a imunização. Os adultos que vão tomar a vacina pela primeira vez e que não possuem a carteira devem apresentar o documento de identidade.

Serviço: Campanha de Vacinação contra Gripe e Intensificação contra Febre Amarela

Data: 15 de junho

Local: Estratégia de Saúde da Família (ESF)

Endereço: Av. 3 nº 242 - Centro

Atendimento: das 8h às 10h30 e das 12h às 15h