Secretaria Municipal de Educação

Educação para Todos

Esta é a premissa da Prefeitura de Ipeúna no que diz respeito à educação. Ler, escrever, fazer contas, entender a comunidade, a cidade, o país e o mundo em que vivemos; aprender a cidadania. Tudo isso faz parte do universo do Ensino Fundamental. É a partir dele que a criança se insere no mundo das letras e do conhecimento, cresce e faz suas primeiras escolhas. São dez anos divididos em dois ciclos: Educação Infantil (berçário e pré-escola) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com vagas para todas as crianças em idade escolar, além da Educação de Jovens e Adultos para o Fundamental I.

Em 2019, cerca de 900 alunos são atendidos pela rede municipal, distribuídos nas seguintes unidades escolares:

Quem Somos

Secretária de Educação: Dirlaine Aparecida Cordeiro Grella

A atual secretária de Educação de Ipeúna foi nomeada pelo prefeito José Antonio de Campos. Natural de Ipeúna é professora de Educação Básica.

Supervisora de Ensino: Flávia Rossi Maciel

Contato:
Endereço:
Rua 3 nº 295 – Centro
Telefone: (19) 3537.1379
E-mail: educação@ipeuna.sp.gov.br
Horário de atendimento ao público: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Visite a Secretaria da Educação no Facebook.

Unidades de Ensino

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Altos de Ipeúna” tem capacidade para atender 200 crianças, dos nove meses aos três anos de idade, nos níveis: berçário I, berçário II, maternal I e maternal II, nos períodos parcial e integral. Concluída em 2015, a unidade de ensino foi construída especialmente para os pequenos cidadãos do município, contribuindo assim, para o processo ensino-aprendizado.

São 1.259 m² área construída, organizada em salas de aula, dormitórios, refeitório, lactário, cozinha, videoteca, biblioteca, brinquedoteca, lavanderia, despensa, banheiros, áreas administrativas, áreas de serviço, playground externo e playground interno, com gramado sintético.

O projeto de construção contemplou a acessibilidade e sustentabilidade, além de apresentar um visual moderno e arrojado, inspirado numa série de pinturas do holandês Piet Mondrian (1872-1944).

Telefone: (19): 3576.1191

Rua Joaquim Gomes Ferreira nº 875, Bairro Altos de Ipeúna – CEP: 13537-000

Visite a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no Facebook.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro de Ipeúna (EMEIEF) foi inaugurada em 03 de maio de 1982, nas dependências do Centro Comunitário “Armando Zamboni”, disponibilizando a modalidade creche, tal iniciativa fez de Ipeúna um dos municípios pioneiros na oferta de creche no Estado de São Paulo.

Em julho de 1989, o município passou a proporcionar a Educação Infantil em suas duas modalidades de ensino: Creche e EMEI, com a inauguração de prédio próprio e da EMEI de Ipeúna e Creche Municipal. Atualmente, atende exclusivamente à Pré-Escola, alunos de 4 a 5 anos.

Telefone: (19) 3576.1285

Av. 3 nº 66, Centro – CEP: 13537-000

Visite a EMEIEF – Centro de Ipeúna no Facebook.

A Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) de Ipeúna, criada pelo Decreto nº 2.788/2010, tem como essência buscar a permanência das crianças na escola, assistindo-as integralmente em suas necessidades básicas e educacionais. A unidade escolar funciona em dois turnos e conta com uma rotina planejada e dinâmica.

No primeiro turno (manhã) é desenvolvido o Currículo Básico do Ensino Fundamental, compreendendo os componentes curriculares do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) e, no segundo turno (tarde), são realizadas diversas atividades, entre elas: Música, Artes, Informática, Inglês, Esportivas e Recreativas.

No intervalo dos turnos, os alunos têm uma hora de descanso, quando podem usufruir da Brinquedoteca ou de vídeos em TVs LCD 32”, instaladas em todas as salas de aula. A EMTI oferece ainda seis passeios pedagógicos durante o ano letivo, teste de acuidade visual e avaliação biométrica e, em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibiliza atendimento especializado com psicólogo, dentista, oftalmologista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e pediatra.

Os alunos recebem cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço/sobremesa, lanche da tarde e lanche da saída), com cardápio elaborado por nutricionista do município.

Telefone: (19) 3576.1592 e 3576.1551

Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 775 – Bairro Altos de Ipeúna – CEP: 13537-000

Visite a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) no Facebook.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Ulysses Guimarães” foi fundada em 1993 e atende aos alunos matriculados do 1º ao 5º ano. Até 2017, a unidade de ensino estava localizada no bairro Altos de Ipeúna, mas em 2018, passou a funcionar na região central, no bloco anexo à EMEIEF “Centro de Ipeúna”, aonde anteriormente estava instalada a EMTI.

Telefone: (19) 3576.1366 e 3537.1644

Rua 6 nº 325 – Centro – CEP: 13537-000

Visite a EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” no Facebook.

Um convênio com o Serviço Social da Indústria (SESI) garante a Educação de Jovens e Adultos no município. Firmado em 2018, o convênio oferece os níveis Fundamental I e II e Ensino Médio para jovens e adultos que não concluíram os estudos.

Contato: (19) 3537.1379

Em 2018 o município firmou convênio com o Governo do Estado para implantação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a universidade pública e gratuita para a educação à distância. O Polo Ipeúna oferece 150 vagas para graduação nos cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção e funciona na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI), com aulas presenciais a cada 15 dias.

https://univesp.br/

Contato: (19) 3537.1379