Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral participam de atividade no Salto do Nhô Tó

O “I Cidadão em Ação” ocorreu no último dia 05 de dezembro, em Ipeúna, promovido pela Prefeitura em parceria com a Unesp Rio Claro, com o objetivo de envolver o poder público e a comunidade em discussões sobre a importância do planejamento da cidade e seu crescimento de forma ordenada. Na abertura, o prefeito José Antonio de Campos falou sobre a necessidade de promover o crescimento da cidade em consonância com a capacidade de atender às demandas da população pelos serviços públicos. O evento foi coordenado pela professora doutora Clauciana Schmidt Bueno de Moraes, docente do IGCE, da Unesp, com os alunos do curso de Geografia.

Para alcançar o maior número de participantes, foram programadas diversas atividades em diferentes pontos do município, entre elas: palestra sobre o Plano Diretor Municipal Participativo no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito José Antonio de Campos, da vice-prefeita Doroti Zem Lopes, vereadores, secretários, diretores e coordenadores das escolas, líderes de grupos comunitários e da população. Durante a palestra alguns alunos aplicaram entrevistas com a população por regiões da cidade.

Ocorreram também atividades no Parque Ecológico Municipal “Henrique Barbetta”, onde foi realizada uma trilha de educação ambiental e plantio de mudas doadas pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba-Capivari-Jundiaí, com alunos do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral; e atividades de educação ambiental, economia, agricultura, turismo e planejamento urbano com alunos dos 4º e 5º anos na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, bem como entrega de cartilhas e folders educativos sobre os temas.

“A participação das escolas nas atividades discutindo os temas da participação do cidadão na gestão da cidade foi algo muito relevante e que poderá ser multiplicado pelas crianças em todo município”, comentou a secretária de Educação Dirlaine Grella.