Secretaria de Saúde de Ipeúna

Atribuição: Promover um modelo de atenção à saúde que assegure o cuidado integral ao cidadão, contribuindo, assim, para a qualidade de vida.

Ipeúna integra o Departamento Regional de Saúde X (Piracicaba), junto com mais 25 municípios. A Secretaria de Saúde de Ipeúna é dividida em Atendimento, Gestão e Administração e Vigilância em Saúde. Possui Unidade Básica de Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde.

O Sistema Municipal de Saúde de Ipeúna disponibiliza seus serviços aos usuários por meio de duas unidades: Unidade Básica de Saúde, que reúne: Consultórios de Especialidades, Unidade de Pronto Atendimento 24H, Clínica de Fisioterapia com Hidroterapia, Posto de Coleta de Análises Clínicas, Assistência Farmacêutica, Ambulatório de Dermatologia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Vigilância em Saúde e Ambulatório de Dermatologia. Já a Estratégia de Saúde da Família, abriga: Setor de Fonoaudiologia, Setor de Psicologia, Setor Vacinação, Setor de Odontologia, Setor de Nutrição e o Programa Mais Médico.

Responsável: Diego Heron Pinheiro
Endereço:
Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100, Altos de Ipeúna(Unidade Básica de Saúde) – CEP: 13537-000
Telefones:
(19) 3576.9230, 3576.9240
E-mail: saude@ipeuna.sp.gov.br

Secretário de Saúde

Secretária de saúde: Mirela Arrástia Catenacci de Campos

Unidade Básica de Saúde (UBS)

Coordenadora: Marta Geralda Aparecida Pancheri Muniz

Consultórios de Especialidades

A UBS oferece consultas com agendamento prévio na recepção da UBS em dez especialidades médicas, mediante cadastro na Unidade:

* cardiologia
* dermatologia
* gastroenterologia
* neurologia
* otorrinolaringologia
* pediatria
* urologia
* vascular

Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h
(*) Conforme escala disponível na UBS

Telefone: (19) 3576.9240

Unidade de Pronto Atendimento 24H

Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100, bairro Altos de Ipeúna

Telefone: (19) 3576.9240

Clínica de Fisioterapia com Hidroterapia

A Clínica de Fisioterapia tem por objetivo atender às necessidades específicas de cada paciente, buscando os métodos e as técnicas mais adequadas para cada tipo de tratamento, prevenindo e promovendo a saúde.

Para isso, conta com piscina de hidroterapia, salões de mecanoterapia (exercícios), boxes para a realização de procedimentos individuais, vestiários, sala para exame médico, sala para atendimento em grupo, sala turbilhão, copa, banheiros, entre outras dependências. A Clínica de Fisioterapia também disponibiliza atendimento em domicílio, mediante avaliação do profissional responsável pelo serviço.

Horário de Atendimento: mediante encaminhamento médico e agendamento prévio
Telefone: (19) 3576.9230

Posto de Coleta de Exames Laboratoriais

Já o Posto de Coleta de Exames Laboratoriais possui boxes individuais para coleta de exames, além de área específica para coleta de exames especiais e para coleta infantil, sala de acondicionamento de coletas, área para café, banheiros.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Para solicitar o serviço é só discar 192 que o usuário será atendido na Central de Regulação, em Rio Claro, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.

Horário de Atendimento: 24 horas
Telefone: 192

Ambulatório de Dermatologia

No Ambulatório Dermatológico, o paciente tem acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos gratuitos. O Ambulatório está adequadamente equipado e tem capacidade para realizar cirurgias de médio e pequeno porte.

Horário de Atendimento: Mediante agendamento
Telefone: (19) 3576.9240

Estratégia de Saúde da Família (ESF)

Coordenadora: Marta Geralda Aparecida Pancheri Muniz

A Estratégia Saúde da Família (ESF) foca a atenção básica no município, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. É composta por uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. A ESF de Ipeúna também conta com profissionais de Saúde Bucal, psicólogos, fonoaudiólogo, nutricionista e médico ginecologista, que atendem mediante agendamento prévio. O Setor de Vacinação também está dentre os serviços disponibilizados na ESF.

Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: 3576.1224
Endereço: Avenida 3 nº 242, Centro

ESF Centro

Endereço: Av. 3  nº 242, Centro
Telefone: 3576.1224

ESF Altos de Ipeúna

Endereço: Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100, Altos de Ipeúna
Telefone: 3576.9230