Secretaria de Promoção Social

Atribuições:

Temos por objetivo a implementação da política de assistência social do município, voltada ao atendimento dos interesses sociais e aspirações da população em situação de risco social. A pasta atua também para a construção de um ambiente de valorização da Cultura, do Esporte e do Lazer.

Endereço: Rua Araripe Custódio da Fonseca, nº 1101, Altos de Ipeúna
Telefone:
Secretária: Giseli Gonzalez Spigolon
E-mail: servicosocial@ipeuna.sp.gov.br

Unidades Administrativas:

• Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
  • Casa Lar
  • Banda Musical
  • Biblioteca Municipal
  • Escola Livre de Música

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Ipeúna

Criado em 2013, com o objetivo de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipeúna atende cerca de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e fortalecimento de vínculos. O CRAS também atua na promoção de ganhos sociais e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e direitos socioassistenciais.

Projeto de Fortalecimento de Vínculos, Melhor Idade, Transformando o Futuro, Oficina de Pintura em Tela, Cores da Vida, são algumas das atividades oferecidas pelo equipamento. O CRAS também realiza o cadastro único para programas de transferência de renda e benefícios, como: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Viva Leite, Ação Jovem, Renda Cidadã, entre outros atendimentos emergenciais de acolhimento, escuta e orientação; monitoramento de prestação de penas alternativas, visitas domiciliares. É por meio do CRAS que as famílias em situação de vulnerabilidade social passam a ter acesso a serviços e ações que visam a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários.

Endereço: Rua Araripe Custódio da Fonseca  nº 1101 – Bairro Altos de Ipeúna – 13537-000
Telefone: (19) 3576.1359
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Fundo Social retoma oficinas gratuitas

A Prefeitura de Ipeúna, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), disponibiliza gratuitamente as oficinas de Pintura em Tela e Caixas em Madeira. O objetivo é desenvolver e incentivar as habilidades artesanais, além de ser uma opção de geração de renda.

Os cursos são gratuitos e as inscrições são permanentes, ou seja, podem ser feitas a qualquer momento, no Núcleo de Promoção Social, conforme a disponibilidade de vagas e horários. A oficina de Pintura em Tela acontece às quartas-feiras, das 8h às 15h. Já a de Caixas em Madeira é realizada às quintas-feiras, das 13h às 20h.

Podem participar das oficinas maiores de 14 anos. Mais informações podem ser solicitadas diariamente no Núcleo de Promoção Social, onde está localizado o FSS.