Turismo

Ipeúna é uma pequena cidade do interior paulista, privilegiada bela paisagem formada da interação das serras com os rios. O turismo de aventura, ecoturismo e geoturismo são as nossas maiores potencialidades, contando com trilhas, parque ecológico, cachoeiras, observação de aves, cavernas e mirantes. Além destes atrativos, existe também a opção do turismo cultural, com o museu municipal, ruínas e antigos casarões que contam a história do município. Diversos artefatos arqueológicos e rochas fossilíferas são encontradas por aqui, fazendo com que a cidade seja frequentemente visitada por cientistas e pesquisadores. É uma ótima opção para fugir do estresse da cidade, desfrutar das belezas do interior e do contato com a natureza!

Visite-nos no Facebook!

Cachoeira da Lapinha

Com aproximadamente 75m de altura, a Cachoeira da Lapinha se encontra em uma área onde a vegetação ainda é abundante, sendo necessário fazer uma trilha para chegar. A cachoeira se encontra na Serra do Fazendão.

Cachoeira do Nenê

Esta cachoeira é acessível à maioria das pessoas, se localiza dentro do Camping do Nenê e possui uma queda de aproximadamente 10 metros, formando um lago e sendo portanto ideal para banho.

Caverna do Fazendão

Existem várias cavernas no município de Ipeúna, a maior e mais conhecida é a Caverna do Fazendão, formada por rochas areníticas e com desenvolvimento horizontal de aproximadamente 200 metros.

Museu Municipal

O Museu conta a história da cidade através de imagens e objetos históricos. Localizado na Rua 1, 345, Centro e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 9h Às 15h.

Parque Ecológico Henrique Barbeta e Salto Nhô Tó

O parque possui um ecossistema em perfeito equilíbrio, agradando moradores e turistas que buscam em Ipeúna tranquilidade e contato com a natureza. O Salto Nhô Tó possui águas límpidas provenientes do Ribeirão Sinos.

Salto Serra D’Água

Um local agradável onde há o encontro dos rios Cabeça e Passa Cinco, e uma pequena cachoeira se forma ainda no Rio Cabeça, formando uma bela paisagem em conjunto com os afloramentos rochosos.

Serra do Itaqueri

Muito conhecida na região por sua beleza cênica, a serra conta com diversos mirantes que dão visão os outros morros testemunhos de Ipeúna e de outros municípios vizinhos, além de grutas e cavernas e do famoso paredão “Cara do Índio” possível de se observar à distância.

Trilha do Cabrito

Esta é uma trilha muito bela e muito percorrida pelos amantes de moto cross, mountain bike e veículos 4×4. Devido aos vários graus de dificuldade que a erosão proporciona e à beleza da paisagem, esta é a trilha que mais atrai turistas.

Trilha de Vagalume

Esta trilha é conhecida na região tanto pelos seus diversos graus de dificuldade, passando por leitos de rios e grandes erosões, como por sua beleza inigualável, terminando em frente ao paredão Cara do Índio da Serra do Itaqueri.