Assistência Farmacêutica

Por meio da Farmácia Municipal, a Prefeitura de Ipeúna reforça a Saúde como uma das prioridades da atual administração, atendendo diariamente entre 130 a 150 usuários do Sistema Municipal de Saúde (SMS). Todos os dias, são dispensando uma média de 7.500 medicamentos, entre frascos e comprimidos.

São dispensados medicamentos para pacientes residentes em Ipeúna, atendidos pelo SMS, mediante a apresentação da receita médica ou odontológica, Cartão do SUS e Cartão Azul (cartão de recadastramento dos munícipes). É proibida a entrega de medicamentos para menores de 14 anos, mesmo portando receituário médico.

Só são aceitos os receituários dentro do prazo de validade. As receitas de medicamentos prescritos como ‘uso contínuo’ são válidas por seis meses. Já receituários de antibióticos e remédios sujeitos a controle especial apresentam validades de receituário diferente. Os Antibióticos, regidos pela Portaria n° 44/2010, têm validade de 10 dias e os Medicamentos Controlados, regidos pela Portaria n° 344/1998, têm validade de 30 dias.

A dispensação de medicamentos de laboratório atende aos programas Dose Certa (medicamentos para hipertensão, diabetes, Saúde Mental e da Mulher), Glicemia (medicamentos e materiais destinados ao controle e tratamento de Diabetes), Assistência Farmacêutica Básica (Rename e atenção básica), Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica –CESAF (medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças, como Tuberculose, HIV/Aids, Meningite, etc.) e Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

Não estão disponíveis na Farmácia Municipal medicamentos homeopáticos, veterinários e medicamentos que não constam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).

Todo o atendimento na Farmácia é informatizado. Desde o controle do estoque até a dispensação dos remédios. Os medicamentos entregues são registrados diretamente no prontuário do paciente na hora da retirada, facilitando o controle da dispensação de remédios de uso contínuo. “Os medicamentos de uso contínuo são entregues para a utilização durante 30 dias. Antibióticos e controlados são dispensados conforme a quantidade determinada na prescrição”, explica Talita. É recomendado ao usuário que confira a medicação no momento da entrega.

O atendimento no Setor Farmacêutico é feito por meio da distribuição de senhas. Idoso a partir de 60 anos, pessoas com deficiência física, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo têm atendimento preferencial.

CEAF – Conhecido antigamente por Alto Custo, os medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) devem ser retirados pelos usuários do Sistema Municipal de Saúde (SMS) do dia 15 ao dia 20 de cada mês. Esses remédios têm período específico de retirada porque são disponibilizados à Farmácia Municipal de Ipeúna pelo Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS X) em datas agendadas.

Quando o paciente apresenta a prescrição de medicamento que não faz parte da rede básica de saúde, mas sim do CEAF, é orientado sobre a abertura do processo e também sobre os documentos necessários para encaminhamento à Regional de Saúde. Por se tratar de medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, podem ocorrer atrasos ou até mesmo a falta dos mesmos para a dispensação.

Serviço: Assistência Farmacêutica

Endereço: Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100, Altos de Ipeúna

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Contato: (19) 3576.9240