Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana, Esporte, Turismo e Cultura

E-mail: turismo@ipeuna.sp.gov.br

Horário de Atendimento:
das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30

Banda Musical Municipal de Ipeúna (BMMI)

A Banda Musical Municipal de Ipeúna (BMMI), um dos mais antigos projetos culturais do município, foi criada em 1997, com o objetivo de promover, dirigir, incentivar e fomentar a cultura musical entre jovens e adolescentes. Contando com o apoio da Prefeitura do Município, a Banda foi se desenvolvendo e, no período entre 2000 e 2004, tornou-se referência no circuito estadual de bandas musicais, conquistando títulos em campeonatos regionais e projetando o município culturalmente.

Mas, nem sempre foi assim. Em setembro de 1991, um grupo de crianças, com o auxílio da Prefeitura, começou a fazer aulas de flauta doce na cidade vizinha de Charqueada, com a professora Benedicta Morato Gomes. A única intenção dessas crianças era aprender música, sem imaginar que formariam uma Banda.

Anos mais tarde, espelhados na Banda de Charqueada, também dirigida pela professora Benedicta, até então a única responsável pelo movimento musical da região de Ipeúna/Charqueada, nascia nos alunos a vontade de estudar outros instrumentos além da flauta doce, dando assim início a formação de uma banda no município de Ipeúna.

Com a iniciativa dos próprios alunos, juntamente com o auxílio de seus pais, cada um comprou o seu instrumento e, sempre contando com o apoio da Prefeitura de Ipeúna, mantiveram as aulas em Charqueada, aperfeiçoando-se cada vez mais.

Sensibilizado com o trabalho e com o esforço de cada um dos músicos, o prefeito Ildebran Prata resolveu municipalizar a Banda, que não tinha nenhum vínculo ou subsídios de terceiros. Através do Decreto nº 1577, de 1º de agosto de 1997, foi criada a Banda Musical Municipal de Ipeúna. Desde então, a BMMI é coordenada e mantida pela Prefeitura Municipal.

A iniciativa foi acompanhada da contratação de um profissional para estar à frente da Banda. Contando com a experiência do maestro João José Leite, a Banda começa a apresentar-se nos mais variados eventos, na cidade de Ipeúna e a convite em outras cidades da região, além de participar de festivais e encontros de nível estadual. O grupo cresceu, a BMMI criou sua identidade própria, formando músicos que hoje tocam nas melhores orquestras do Estado e do Brasil, além de ter em seu currículo diversas premiações:

CNBF – Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras

• X Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras

2º LUGAR (Itapira, 1998)

• VI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

2º LUGAR (Guaratinguetá, 1998)

• 2º Concurso Paulista de Bandas e Fanfarras

2º LUGAR (Ribeirão Preto)

• 4º Campeonato Paulista de Fanfarras e Bandas

2º LUGAR (Campo Limpo Paulista)

• Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras

Serviço: Escola Municipal Livre de Música
Endereço: Avenida 5 nº 458
Horário de Atendimento: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Contato: 99939.8748

Biblioteca Pública Municipal de Ipeúna

A Biblioteca Pública Municipal de Ipeúna foi criada pela Lei nº 121, de 06 de outubro de 1972. Atualmente ela possui o acervo de mais de três mil títulos, entre livros, CDs e DVDs. A Biblioteca conta ainda com obras literárias impressas e em áudio (MP3), destinadas aos portadores de deficiências visuais.

A utilização do acervo é gratuita. Quem ainda não é usuário da Biblioteca Municipal e quiser se cadastrar deve comparecer à Biblioteca Municipal, portando documento de identidade e comprovante de endereço.

Serviço:

Endereço: na Avenida 5 nº 408, no Centro

Telefone: (19) 3576.1188

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 8h as 11h30 e das 13h as 17h30.

Escola Municipal Livre de Música

Tocar algum instrumento é o sonho de muita gente. Em Ipeúna está mais fácil realizar esse sonho através da Escola Municipal Livre de Música de Ipeúna. São oferecidas gratuitamente aulas de flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba, teclado e bateria/percussão.

Para incentivar a formação de novos músicos, a Prefeitura investe na aquisição de instrumentos musicais, que ficam à disposição dos alunos na Escola, por isso, não é necessário ter instrumento próprio.

Serviço: Escola Municipal Livre de Música

Endereço: Avenida 5 nº 458

Horário de Atendimento: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Contato: 99939.8748

Museu conta a história de Ipeúna

Um dos locais mais visitados dos municípios quando se trata de cultura é o Museu Municipal de Ipeúna, uma instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que resgata, preserva e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para a educação e deleite da sociedade.

O projeto nasceu na administração do prefeito Ildebran Prata, que como conhecedor nato da cidade e portador de inúmeras peças cedeu-as para a montagem do mesmo, assim como outros moradores. O Museu reúne ainda, fragmentos encontrados durante escavações arqueológicas.

Painéis, fotos, móveis antigos, peças de porcelana, cristais, rádios entre outros artefatos de época, expostos no Museu Municipal contam a história de Ipeúna, desde o início do povoado até os dias atuais, sempre fazendo alusão às famílias que hoje formam Ipeúna, com um rico e diversificado acervo à disposição da população.

Serviço: Museu Municipal

Endereço: Rua 1 nº 345, Centro

Horário de Funcionamento: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira

Entrada: gratuita