A Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou no último sábado, um grupo de voluntários para participar da Campanha de doação de medula óssea, organizada pela Unicamp e Secretaria de Saúde de Santa Gertrudes, na sede da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), em Santa Gertrudes.

A campanha foi realizada em prol do pequeno Samuel Vitor de Souza que está internado no Centro Infantil Boldrini e corre contra o tempo para realizar um transplante de medula em menos de 90 dias, devido a um caso raro de leucemia.

De acordo com a coordenadora de Saúde de Ipeúna Marta Pancheri Muniz, a campanha contou com o protagonismo das agentes comunitárias de saúde. “Tivemos uma agente de saúde que se voluntariou para doação e outra que se dispôs a arrebanhar e acompanhar o grupo de voluntários. Foi um exemplo de solidariedade”, explicou Marta. A iniciativa também contou com os esforços do prefeito Diego Heron Pinheiro.

A iniciativa mobilizou empresas e entidades de toda a região e contabilizou a inscrição e coleta de 629 doadores. O número ficou acima da meta estabelecida que era de 400 coletas. De acordo com os organizadores, todo o material coletado será cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), para que seja avaliada a compatibilidade com o Samuel e, posteriormente, as doações integrarão a rede nacional de doadores.