Como parte do plano de retorno responsável às aulas presenciais, a Prefeitura de Ipeúna está realizando a testagem rápida de Covid-19 para os alunos matriculados na rede municipal de ensino, que retornaram às atividades presenciais no último dia 23. A medida foi adotada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde para garantir ainda mais segurança aos alunos e equipes escolares durante o processo de retomada das aulas presenciais.

De acordo com a secretária de Educação Iara Lopes dos Santos, a testagem é voluntária e feita com a autorização e na presença de um responsável pelo aluno. “Enviamos um comunicado a todos os pais ou responsáveis pelos alunos, informando sobre a testagem rápida, que não é obrigatória, mas é muito importante para nos dar mais segurança”. Os testes foram realizados no período de 25 a 27 de agosto.

SAÚDE BUCAL – Outra iniciativa por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde é a realização da avaliação odontológica das crianças para identificar lesões de cáries e a necessidade de tratamento para encaminhamento para o atendimento odontológico na rede municipal de Saúde. Iara ressaltou que todos os cuidados com a biossegurança das crianças e profissionais envolvidos estão sendo cumpridos.

A primeira etapa da triagem foi realizada nesta semana, quando foram avaliados os estudantes da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” e da Escola Municipal de Tempo Integral. Iara informou ainda que os alunos das escolas Altos de Ipeúna e EMEIEF Centro de Ipeúna também passarão pela avaliação, mas ainda não há data definida.