Um grupo de alunos do curso de Engenharia Ambiental da Uneso vem desenvolvendo um trabalho didático-pedagógico em uma área rural do município, dentro da disciplina Manejo e Conservação de Solos, ministrada pela Profa. Dra. Vânia Silvia Rosolen.

A turma composta por 25 alunos, sendo um deles, João Vitor Dutra, estagiário da prefeitura, estudou detalhadamente o desenvolvimento da erosão do solo e degradação do corpo hídrico em uma propriedade rural do município.

O objetivo do trabalho didático-pedagógico é, também, produzir um relatório que será entregue a proprietária para fins de recuperação da área degradada. O local do estudo tem relevância por ser uma nascente de um dos afluentes da microbacia do Ribeirão dos Sinos, que deságua na bacia do Rio Passa Cinco.