O prefeito Diego Heron Pinheiro acompanhou, na manhã da sexta-feira (18), os alunos da rede municipal em uma passeata contra o mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti. A iniciativa faz parte do Projeto Dengue, que vem sendo desenvolvido junto aos alunos, desde a Educação Infantil ao Fundamental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a sua relevância.

O projeto teve início em agosto passado e foi dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos receberam orientações e desenvolveram atividades em sala de aula sobre a dinâmica da proliferação do Aedes, criadouros, formas eficazes de prevenção e combate, além de informações sobre a doença. Os alunos receberam livros específicos para cada faixa etária, com orientações, atividades, jogos, encartes, adesivos entre outros recursos pedagógicos sobre o tema.

Nesta segunda etapa, os alunos passam a ser agentes multiplicadores junto aos familiares e comunidade, das informações recebidas em sala de aula. Divididos em grupos e acompanhados por professores e monitores, os alunos partiram do Paço Municipal em passeata no entorno das escolas munidos de faixas, cartazes, folhetos, adesivos e lembrancinhas que foram distribuídos à população.

O prefeito elogiou a importância da iniciativa. “Creio que esse é o caminho para o combate ao mosquito: a conscientização da comunidade”, comentou. “Nosso principal objetivo é que os alunos se tornem disseminadores, porque a criança quando aprende algo desde pequena, ela leva adiante. O que eles têm aprendido na escola, eles vão levar para sua família, seus vizinhos e quando identificar uma situação de risco vão saber agir”, salientou Iara Lopes dos Santos, Secretária Municipal de Educação.