A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta dos menores de 15 anos, prevista para encerrar na sexta-feira (30), foi prorrogada até o dia 31 de outubro. É a segunda vez que a ação é prorrogada. Em princípio, a campanha acabaria no dia 9 de setembro, mas, por causa da baixa cobertura vacinal em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou até o final do mês.

Dados divulgados pela da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, apontam que desde o início da campanha, em 8 de agosto, até quinta-feira (29), apenas 323 crianças com até cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite. O objetivo é vacinar 95% das crianças contra a doença.

Já a Multivacinação, atingiu somente 66,1% das crianças até 1 ano; e, 68,3%, das crianças entre 5 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo da campanha, de acordo com a enfermeira Camila Fernanda Jardim Nonis, é aumentar a cobertura vacinal, que diminui a incidência de casos das doenças imunopreveníveis e, consequentemente, contribui para o controle, a eliminação e/ou a erradicação das doenças. “Por isso é importante que a população-alvo seja imunizada e coloque o esquema vacinal em dia”, ressalta.

As vacinas estão à disposição da população nas unidades de Estratégia de Saúde da Família do Centro e Altos de Ipeúna, das 7h30 às 15h. É importante a apresentação da caderneta de vacina para a imunização. Porém, quem não tiver o documento receberá uma caderneta nova no ato da vacinação.