A Prefeitura de Ipeúna, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, reforçou nesta quinta-feira (24) a recomendação e a importância do uso de máscaras de proteção em todos os ambientes, fechados e em aglomeração, distanciamento em filas de comércios ou outros estabelecimentos e a disponibilidade do álcool em gel para uso dos funcionários e clientes. “Após um período de 45 dias sem nenhum caso positivo de Covid-19 no município, voltamos a registrar um aumento expressivo no número de novos casos nesta semana”, explica a enfermeira Camila Fernanda Jardim Nonis.

Ela observa ainda que segue a obrigatoriedade do uso das máscaras nas unidades de saúde do município, como em todo o território nacional. “Orientamos que as escolas, creches, repartições públicas ou privadas funcionem normalmente no município, mas que façam uso da máscara para minimizar os riscos”.

De acordo com o Setor da Vigilância Epidemiológica, até o último dia 23, o município havia registrado 4.998 suspeitas notificadas de Covid-19, com 1.576 casos confirmados, dos quais 1.549 estão recuperados; 24 óbitos confirmados; 01 suspeita monitorada; e, 3.421 suspeitas encerradas.

VACINAÇÃO – A Prefeitura segue incentivando a imunização da população contra a Covid-19, em especial quanto às doses de reforço. É importante que a população complete todo o ciclo vacinal indicado para cada faixa etária. “Aqueles que ainda não completaram o ciclo de imunização, devem procurar a ESF para tomarem a vacina contra a Covid”. A vacinação de bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, imunossuprimidos, com deficiência permanente e indígenas, que começou na última segunda-feira, com agendamento prévio encaminhado pelos agentes comunitários de saúde.