Teve início na manhã desta quinta-feira em todas as unidades de ensino do município, a entrega dos kits de alimentação aos alunos matriculados na rede de Ensino de Ipeúna. A ação, uma iniciativa da Prefeitura de Ipeúna, por meio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, tem por objetivo reduzir os impactos causados pela pandemia do coronavírus e vai contemplar cerca de 1.000 alunos da rede infantil ao ensino Fundamental I.

Para receber os kits, os pais ou responsáveis devem retirar os alimentos na unidade educacional em que o filho estuda. Cada família recebe um kit alimentar básico e outro de hortifrutis. Os kits foram elaborados pelo Setor de Nutrição da Secretaria de Educação, de acordo com os itens incluídos na merenda escolar servida aos alunos durante todo o ano letivo. Cada criança tem direito a um kit de alimentos e outro de hortifrutis, independente do número de alunos em cada família.

Durante toda a manhã, o prefeito José Antonio de Campos, juntamente com as secretárias Dirlaine Aparecida Cordeiro Grella, de Educação, e Doroti de Fátima Zem Lopes, de Desenvolvimento Social, acompanharam a entrega dos kits. “Sempre priorizamos a merenda dos alunos e, portanto, consideramos essencial nesse momento manter o fornecimento dos alimentos às nossas crianças”, explicou.

Juracy Ferreira, mãe de um aluno da EMEIEF Centro de Ipeúna, agradeceu pelo kit e disse estar muito satisfeita. “Tenho quatro filhos e, no momento, não estou trabalhando porque não tenho com quem deixar o pequeno. Os kits ajudam bastante”. Rosilene Ferreira também aprovou a entrega dos kits. “Por causa da pandemia não estou trabalhando e os kits fazem a diferença na despensa”, afirmou.

Já Luciane Precoma mãe de aluno da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” afirmou que por conta do isolamento social as despesas com alimentação aumentaram e receber os kits ajuda a manter os gastos. Luana Caroline Pazetto, cujo filho é aluno da EMEI Altos de Ipeúna, afirmou que a iniciativa da Prefeitura tem feito a diferença para muitas famílias.

O pai Almir Solino esteve na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) para retirar as lições do filho. Morador da zona rural de Ipeúna ele falou que a conexão com a internet não é muito estável, por isso para que o aluno acompanhe as lições ele vem semanalmente retirá-las na unidade de ensino. Desta vez, aproveitou para retirar também os kits. Desempregado, Almir diz que a ajuda da Prefeitura diminui as despesas. “Estou fazendo apenas uns bicos quando aparecem, então os kits aliviam os gastos com alimentação”, afirma.

Para receberem os kits, os pais ou responsáveis pelos estudantes devem necessariamente apresentar o seu documento de identidade e estar de máscara. “As escolas se prepararam para receber os pais ou responsáveis, evitando aglomerações. Há marcações no chão para garantir o distanciamento entre as pessoas, no caso de filas, e também álcool em gel para a higienização das mãos. A entrega dos alimentos prossegue nesta sexta-feira, dia 05, das 8h às 18h.