A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ipeúna informa que as pessoas que já receberam a primeira dose da AstraZeneca, imunizante contra a Covid-19, podem receber a segunda dose nesta quinta-feira (27). De acordo com a enfermeira Camila Fernanda Nonnis, serão vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose nos dias 01 e 02 de março. Para receber a segunda dose do imunizante, é necessário apresentar cartão SUS, CPF e RG e o Cartão de Vacina (se tiver).

De acordo com balanço da ESF, até o último dia (19), 1.771 pessoas já haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no município. A vacinação teve início em 22 de janeiro. A relação das pessoas já vacinadas no município pode ser consultada no site da Prefeitura de Ipeúna pelo link www.ipeuna.sp.gov.br, no ícone VacinadosCovid-19

Receber a vacina contra a Covid-19 é um alívio, um alento e uma alegria ímpar. Ela é a oportunidade real de minimizar as formas graves da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, e reduzir o número de mortes.

Contudo, a vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito. Isso significa que a rotina de cuidados preventivos deve ser mantida, ou seja, o distanciamento social, o uso de máscaras conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização das mãos e dos ambientes domésticos de trabalho precisam ser mantidos.

Mais informações podem ser solicitadas na ESF, pelo telefone (19) 3576.1224, das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.