O prefeito de Ipeúna José Antonio de Campos, acompanhado da vice-prefeita Doroti de Fátima Zem Lopes, da secretária de Educação Dirlaine Grella e do responsável pelo sistema de leitura de águan Deibson Mascarenhas Nardi, esteve na quarta-feira (15), em São Paulo, na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, aonde foram recebidos pelo Secretário Executivo da pasta, Luiz Ricardo Santoro, e pelo assessor parlamentar Paulo Delgado.

Na oportunidade, o prefeito expôs a necessidade de implantação de um sistema de tratamento resíduos no município. “Tal sistema trará muitos benefícios não só para a comunidade local, mas, principalmente, para a preservação e conservação do meio ambiente, pois permitirá a separação dos materiais que serão encaminhados para a reciclagem, de acordo com suas características físicas e químicas. Trata-se de uma etapa essencial no processo de reciclagem, sendo considerado o passo inicial para a produção de novos produtos”, argumentou o prefeito.

Santoro ficou bastante sensibilizado com a solicitação e sugeriu que o município apresente um projeto piloto. “A Prefeitura ficaria encarregada de executar todas as etapas do projeto e apresentar à Secretaria de Estado para receber suporte técnico e futuramente, havendo a possibilidade, suporte financeiro, por meio de convênio com o governo do Estado de São Paulo.

EDUCAÇÃO – À tarde, o prefeito e sua comitiva foram recebidos por Sérgio Almeida na Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares – CISE, do Departamento de Serviços de Transporte e Assistência ao Aluno (Dest), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo da reunião foi apresentar as planilhas referentes ao Transporte Escolar, na tentativa de elevar o repasse da contrapartida do Estado.

De acordo com a secretária Dirlaine Grella, o Estado repassa 40% do total dos gastos do setor e o Município arca com os outros 60%. “Porém, temos encontrado dificuldades para fechar as contas”, explicou a secretária.

Também esteve na pauta do encontro, a inauguração da nova escola estadual no município, a implantação do Programa Novotec, que oferece opções de cursos profissionalizantes aos estudantes das escolas estaduais do ensino médio paulista, por meio do Centro Paula Souza, que é reconhecido pela excelência nas Etecs e Fatecs espalhadas pelo estado.