A Prefeitura de Ipeúna está com sua rede municipal de saúde estruturada para dar início à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. “Porém, ainda aguardamos o posicionamento da DRS-X de Piracicaba quanto a distribuição das doses da vacina para a região da qual Ipeúna faz parte”, explica a coordenadora de Atenção Básica (AB) do município, Marta Pancheri Muniz. Ela informou que o município já recebeu os insumos (seringas e agulhas) para a vacinação.

A Secretaria de Saúde já está montando a logística para a imunização de maneira a garantir a maior cobertura vacinal possível e a segurança de todos os envolvidos. “Nossas agentes de saúde estão percorrendo as residências, para levantarmos a quantidade de idosos e as suas condições para chegar até os postos de vacinação. Nossa previsão é disponibilizar, pelo menos, dois postos de vacinação fixos e um posto volante para a zona rural”, esclarece Marta.

Nesta primeira etapa, serão vacinados os profissionais da Saúde e idosos a partir dos 60 anos de idade, conforme o público-alvo prioritário estabelecido pelo Governo do Estado. Marta explica que a elaboração do plano de imunização tem como base a logística de campanhas anteriores. “Além disso, estamos tomando todos os cuidados para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e também para evitar aglomerações e reduzir ao mínimo o tempo de espera para a imunização”, frisou a coordenadora de AB.

Anteriormente, de acordo com o Governo de São Paulo, a previsão era para que o início da vacinação em todos os municípios acontecesse em 25 de janeiro, porém esta data pode sofrer alterações. “Por isso, mais detalhes da campanha serão divulgados em momento oportuno”,  finalizou a coordenadora.