Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com o objetivo de promover a valorização e atualização dos profissionais da Educação, favorecendo reflexões sobre a ação dos educadores frente aos desafios atuais, a Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no período de 20 a 22 de julho, a Semana do Educador 2022

“Foi um período em que todos os educadores tiveram a oportunidade de ouvir e assimilar estratégias e metodologias que contribuirão para o desenvolvimento da educação no município”, afirmou a secretária de Educação Iara Lopes dos Santos. Ela comentou ainda que a interação de forma presencial com os palestrantes e os segmentos escolhidos possibilitarão ótimas condições de aplicabilidade dos conteúdos apresentados.

“Aprendizagem, desenvolvimento e humanização nas infâncias” foi o tema da palestra de abertura do evento, com o renomado professor Oliver Lima, que abordou ainda outras temáticas ao longo do primeiro dia. “Alfabetização, letramento e multiletramentos: como garantir uma aprendizagem significativa?”; “As transições e a progressão das aprendizagens: travessias necessárias”; e, “Planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem”. Oliver Lima é Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia, trabalha há mais de 18 anos na área Educacional.

Na manhã do segundo dia, o professor Ton Ferreira falou sobre o tema “Professor transformador: práticas metodológicas para a motivação no cotidiano escolar”. Ton Ferreira é Mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, pós-graduado em M.B.A. Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, extensão universitária em Educação Matemática pela PUC, é licenciado em Matemática pela UNESP.

À tarde foi a vez do professor Natanael dos Santos, apresentar “Tecendo os fios da história da África”. Natanael dos Santos é Professor, Historiador, Pesquisador, Autor, Escritor, Ator, Diretor artístico e Palestrante. Desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado e doutorado desde 1983. Membro fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro brasileiro da Universidade de Campinas (UNICAMP).

A professora Claudine Dutra Melo Cruz, Historiadora, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, abordou o tema “Africanidades”. STEAM foi o tema explorado pelo professor Anderson Souza durante a Semana do Educador.

No último dia do evento, a professora Rosana Naressi apresentou os temas “A caminhada da Legislação da Educação Especial e da Educação Inclusiva e Deficiência intelectual: como promover ações assertivas para a prática diária”, no período da manhã e; à tarde, “TEA e TDAH: traçando estratégias para o cotidiano escolar” e “Atividades estruturadas que estimulam as funções cognitivas”.

Acessibilidade