Equipe de técnicos agrícolas do controle da raiva dos herbívoros da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento realizou inspeções nos abrigos de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) em alguns pontos da zona rural do município de Ipeúna, no período de 09 a 13 de agosto. O objetivo foi monitorar as colônias dos morcegos e coletar amostras para análises.

De acordo com o técnico Valdecir Rodrigues da Costa, durante a inspeção foram visitadas 16 propriedades rurais, com 27 abrigos de morcegos hematófagos vistoriados. Foram capturados e tratados 36 morcegos em três abrigos, e; identificados seis animais agredidos. Ele informou ainda que 18 produtores rurais foram orientados quanto aos perigos da manipulação do morcego, principal transmissor da raiva; contágio, entre outros assuntos.

Ao notar mordeduras nos animais, o produtor deve comunicar imediatamente à Casa da Agricultura no município. No caso de mordidas em seres humanos a recomendação é procurar a unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento adequado à vítima.