O município de Ipeúna recebeu nesta quinta-feira (17), a Qualificação I rumo à certificação no Programa Município Verde/Azul, durante cerimônia virtual realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O município alcançou a nota 56,92 e está classificada na posição 155 no ranking das Diretivas do Programa.

“Essa qualificação representa esforço de todos os envolvidos nas ações para a melhoria. Graças ao empenho de nossos servidores e estagiários, conseguimos desenvolver uma série de ações importantes que garantiram essa posição no ranking geral. Agora é dar prosseguimento ao trabalho”, afirma o prefeito José Antonio de Campos.

De acordo com o interlocutor do município junto ao Programa, o Coordenador de Meio Ambiente e Saneamento Básico Márcio Antônio Gomes Ramos, através do Programa os Municípios devem executar ações voltadas para a os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão.

“O processo de qualificação é considerado pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação”, explica.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.