Ipeúna sediou no último dia 04 de outubro, na Pousada Country, as reuniões das quatro Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). De acordo com o prefeito Diego Heron Pinheiro, que recepcionou os participantes, as câmaras têm o objetivo de levantar dados e demandas regionais, propor resoluções e propostas para subsidiar trabalhos de desenvolvimento urbano nos municípios da região.

O evento foi dividido em dois momentos. As câmaras temáticas de Planejamento Integrado e de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo realizaram as reuniões no período da manhã, enquanto no período da tarde aconteceram as reuniões das câmaras de Gestão Ambiental e Saneamento, e a de Transporte, Mobilidade e Logística.

Entre as reuniões, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação promoveu um evento para debater os impactos da regularização fundiária nas cidades. A iniciativa fez parte do calendário Circuito Urbano 2023, da ONU-Habitat Brasil. “Nosso objetivo em trazer essa palestra para municípios menores é de fortalecer a equidade entre os municípios”, ressaltou o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, que acompanhou as reuniões.

O evento reuniu representantes dos municípios que compõem a RMP, além de autoridades e servidores públicos do município de Ipeúna. Este já é o segundo encontro das câmaras temáticas, após o primeiro realizado em Piracicaba, nos dias 5 e 6 de setembro. Instaladas desde o dia 30 de agosto, com representantes dos 24 municípios da RMP.