Ipeúna retorna à fase vermelha do Plano São Paulo, a partir da zero hora deste sábado (06), seguindo a determinação do governador João Doria para todo o Estado de SP. A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19, devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus em todo o Estado.

De acordo com o Plano SP https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp, a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Os comércios e serviços considerados não essenciais, como: restaurantes, lanchonetes, bares e pizzaria, podem atender em esquema drive thru e delivery, respeitando o horário especificado em sua licença de funcionamento. Mas, não pode haver consumo no local. Academias, salões de beleza, restaurantes, lojas de rua, bares, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h, com recomendação para circulação restrita em vias públicas até as 5h.

De acordo com comunicado da Secretaria de Estado da Educação, as escolas estaduais permanecerão abertas para atendimento dos estudantes que desejam e com prioridade para os que mais precisam, observando-se todos os protocolos de segurança. Já as escolas da rede municipal de ensino permanecem com as atividades remotas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, toda a população precisa intensificar as ações pessoais de distanciamento social, uso de máscaras em qualquer ambiente, opção pelo teletrabalho e higiene constante das mãos para frear o avanço do coronavírus. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30, pelo link: https://www.brgov.com.br/Protocolo/WebPages/OuvidoriaCadastroPublico.aspx?b=MzAzOQ== ou através do site da Prefeitura www.ipeuna.sp.gov.br no ícone Serviços, selecione Ouvidoria. À noite e aos finais de semana, na Polícia Militar.