Merenda Escolar

Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade, pois é nesta fase da vida que as crianças normalmente entram na escola e estão desenvolvendo uma série de funções de caráter físico, cognitivo e motor. Por isso, a qualidade da alimentação escolar é fundamental para garantir o bom aproveitamento escolar.

Uma alimentação nutricionalmente equilibrada, que complete a quantidade de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais), favorece o desempenho escolar e garante maior assimilação dos conhecimentos. Além disso, todo cuidado é pouco não apenas para promover a saúde dos estudantes, mas também para evitar a incidência de casos de obesidade infantil, desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, entre outras doenças.

Nesse sentido, a Prefeitura Municipal investe continuamente na qualidade da merenda escolar servida aos cerca de 1.700 estudantes atendidos na rede municipal e estadual, oferecendo um cardápio escolar que tem a predominância de frutas, hortaliças, legumes, leite, cereais, carne, peixes e ovos.

O cardápio escolar é montado obedecendo às necessidades nutricionais de cada faixa etária e sempre seguindo os parâmetros recomendados pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), informa a nutricionista. Preocupado em garantir uma alimentação saudável e de qualidade às crianças, o município de Ipeúna oferece uma merenda escolar que chega a suprir mais de 75% dos nutrientes recomendáveis.

Diariamente, são servidas 3.670 merendas nas quatro unidades escolares, EMEI Altos de Ipeúna, EMEIEF Centro de Ipeúna, Escola Municipal de Tempo Integral, EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” e Escola Estadual “Prof. Marcelo de Mesquita”, entre café da manhã, lanches, almoço e jantar. As crianças que ficam na escola no período do almoço, têm sempre um tipo de sobremesa, como pudim, bolos e frutas, além do suco de fruta natural.