Algumas horas após o início da campanha nacional contra a gripe, com exclusividade para os idosos acima de 60 anos, foram esgotadas as 240 doses disponibilizadas para o município de Ipeúna na Estratégia de Saúde da Família (ESF), na manhã desta segunda-feira, dia 23. A expectativa da Secretaria da Saúde é que novas vacinas sejam encaminhadas pelo governo do Estado e Federal nesta semana e que estejam disponíveis a partir da quinta-feira, dia 26, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30.

O Ministério da Saúde antecipou a campanha que estava prevista para somnte para abril. A estratégia está relacionada ao combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Evidentemente, a vacina não protege contra a Covid 19, mas pode facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, tanto do ponto de vista do diagnóstico de pacientes que chegam às unidades com suspeita de terem contraído o coronavírus — à medida que podem descartar etapas na investigação —, quanto do ponto de vista logístico, já que em tese um número menor de pessoas procuraria os hospitais com sintomas de gripe.

A meta é vacinar 90% do público-alvo, divididos em três etapas. A segunda fase se inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

A vacina contra influenza protege contra três tipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B. As doses não têm contraindicações ou efeitos colaterais e quem tem alergia ao ovo também pode tomar a vacina.