Os novos conselheiros permanecem no cargo até 2024

Os novos conselheiros tutelares e seus suplentes que atuarão no município de Ipeúna durante o quadriênio 2020/2024 foram empossados na manhã da sexta-feira (10). Eles foram eleitos em outubro do ano passado e vão atuar na luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna e contou com a presença do prefeito José Antonio de Campos e da vice-prefeita Doroti Zem Lopes, dos vereadores Carlos Ribeiro e Maria Cristina Zamboni, dos secretários Dirlaine Grella, da Educação, e Jordano Zanoni, da Saúde, e de membros da comunidade local.

“O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental em nossa cidade, na proteção das crianças e adolescentes. Os conselheiros não realizam uma tarefa fácil, mas contam com nosso apoio para cumprir com a missão, de garantir os direitos da criança e do adolescente que moram em Ipeúna. Cuidar dessa parcela da sociedade é ter a certeza de um futuro melhor. Por isso, procuramos, em parceria com o conselho, trabalhar para o fortalecimento das políticas públicas de garantia dos direitos”, disse o prefeito José Antonio de Campos e ainda desejou uma boa atuação aos conselheiros.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Joseane Raphael Leite observou que estar no conselho exige muito trabalho e para quem está tomando posse e fiscalizará as ações cabe uma grande responsabilidade. Ela salientou ainda que uma vez conselheiro, para sempre defensor dos direitos humanos, numa alusão aos ex-conselheiros Ivete Ivana Urquiza Peres e João de Lima, que deixam o órgão, depois de anos de atuação.

O conselheiro tutelar é um agente público, cujo papel é garantir os direitos da criança e do adolescente, tais como: saúde, moradia, lazer e atenção ao bem-estar. Sempre que há uma situação de crianças expostas (às drogas, a maus-tratos, à prostituição e etc.) é papel do conselheiro identificar tais situações e fazer os direcionamentos necessários.

Para atuar no Conselho Tutelar, os conselheiros participaram de capacitação realizada em novembro passado, em Campinas. As eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em outubro passado.