Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Os novos conselheiros permanecem no cargo até 2024

Os novos conselheiros tutelares e seus suplentes que atuarão no município de Ipeúna durante o quadriênio 2020/2024 foram empossados na manhã da sexta-feira (10). Eles foram eleitos em outubro do ano passado e vão atuar na luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna e contou com a presença do prefeito José Antonio de Campos e da vice-prefeita Doroti Zem Lopes, dos vereadores Carlos Ribeiro e Maria Cristina Zamboni, dos secretários Dirlaine Grella, da Educação, e Jordano Zanoni, da Saúde, e de membros da comunidade local.

“O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental em nossa cidade, na proteção das crianças e adolescentes. Os conselheiros não realizam uma tarefa fácil, mas contam com nosso apoio para cumprir com a missão, de garantir os direitos da criança e do adolescente que moram em Ipeúna. Cuidar dessa parcela da sociedade é ter a certeza de um futuro melhor. Por isso, procuramos, em parceria com o conselho, trabalhar para o fortalecimento das políticas públicas de garantia dos direitos”, disse o prefeito José Antonio de Campos e ainda desejou uma boa atuação aos conselheiros.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Joseane Raphael Leite observou que estar no conselho exige muito trabalho e para quem está tomando posse e fiscalizará as ações cabe uma grande responsabilidade. Ela salientou ainda que uma vez conselheiro, para sempre defensor dos direitos humanos, numa alusão aos ex-conselheiros Ivete Ivana Urquiza Peres e João de Lima, que deixam o órgão, depois de anos de atuação.

O conselheiro tutelar é um agente público, cujo papel é garantir os direitos da criança e do adolescente, tais como: saúde, moradia, lazer e atenção ao bem-estar. Sempre que há uma situação de crianças expostas (às drogas, a maus-tratos, à prostituição e etc.) é papel do conselheiro identificar tais situações e fazer os direcionamentos necessários.

Para atuar no Conselho Tutelar, os conselheiros participaram de capacitação realizada em novembro passado, em Campinas. As eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em outubro passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade