Os novos conselheiros tutelares e seus suplentes que atuarão no município de Ipeúna durante o mandato 2022/2023 foram empossados na manhã da quarta-feira (16). Eles foram eleitos no último dia 6, e vão atuar na luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna e contou com a presença do prefeito Diego Heron Pinheiro, da vereadora Elaine Cosmo dos Santos, da secretária de Promoção Social Giseli Gonzales Spigolon, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Rafael Cordeiro do Amaral, além de servidores municipais e do público em geral.

“O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental em nossa cidade, na proteção das crianças e adolescentes. Os conselheiros não realizam uma tarefa fácil, mas contam com nosso apoio para cumprir com a missão, de garantir os direitos da criança e do adolescente que moram em Ipeúna”, afirmou o prefeito Diego, que ainda desejou uma boa atuação aos conselheiros. A Secretária de Promoção Social, Giseli falou dos avanços com a nova gestão no âmbito social e na valorização do Conselho como importante órgão de defesa.

O conselheiro tutelar é um agente público, cujo papel é garantir os direitos da criança e do adolescente, tais como: saúde, moradia, lazer e atenção ao bem-estar. Sempre que há uma situação de crianças expostas (às drogas, a maus-tratos, à prostituição e etc.) é papel do conselheiro identificar tais situações e fazer os direcionamentos necessários.