O prefeito Diego Heron Pinheiro participou na terça-feira (28), do IX GEO Políticas: mineração, petróleo e geoconservação, realizado no auditório do IGCE/UNESP, em Rio Claro. O evento organizado pelas entidades de Geologia no Brasil, sempre em diferentes estados, tem por objetivo discutir políticas públicas na área de Geologia, Engenharia e Geociências.

N oportunidade, o prefeito Diego integrou a mesa “Projeto Geoparque Corumbataí e a Gestão de Bacias Hidrográficas” e afirmou que o Geoparque Corumbataí conta com rico patrimônio natural e cultural, potencializando o desenvolvimento do turismo sustentável na região. “Esta edição tratou sobre os setores de mineração, petróleo e gás e seus papeis na conservação e proteção do patrimônio geológico, com foco para com projetos de geoparques em desenvolvimento, discutindo exemplos de atividades destes setores e a geoconservação”, explicou.

Ainda durante o evento, foi realizada a eleição do Comitê Científico e elaborada a Carta de Compromisso das Prefeituras. Também estiveram presentes os prefeitos das cidades de Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, entre outras lideranças da região.

Na quarta-feira, foram realizadas diversas mesas redondas com os temas “Geoturismo e os Riscos Geológicos”, “Projeto do Parque Geológico de Assistência”, “Geossítios e a Conservação do Patrimônio Geológico” e “Geossítios e a Conservação do Patrimônio Geológico”. O IX GEO Políticas terminou ontem, com a realização das atividades no Rio de Janeiro.