Estão avançando as obras de construção da nova base para o transbordo dos resíduos sólidos urbanos produzidos no município. A estrutura contempla baia para descarga dos rejeitos, base para manobra dos equipamentos, base para disposição das caixas de transporte e de contenção de chorume.

Segundo o prefeito José Antonio de Campos, esta primeira etapa das obras está sendo realizada com recursos próprios. “Desde o início deste mandato temos buscado recursos junto aos governos estadual e federal para investir na melhoria do tratamento, reciclagem e disposição final dos resíduos gerados diariamente. Porém, até o momento não obtivemos retorno de nenhuma secretaria ou ministério”, explica.

Por outro lado, o município precisa atender às exigências da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Por isso, mesmo com dificuldades estamos realizando as obras necessárias para garantir a adequação às exigências dos órgãos fiscalizadores e também, promovermos a preservação e conservação do meio ambiente”, completa.

Para a próxima etapa da obra, que prevê a cobertura do local, a Prefeitura solicitou recursos junto ao Governo do Estado. “Apesar das dificuldades, estamos trabalhando desde 2017 para que futuramente consigamos construir um Centro de Triagem e Reciclagem de todo o material de descarte”, finaliza.