A equipe regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na última quarta-feira (17), a primeira reunião de acompanhamento e planejamento do Censo 2022, no Plenário da Câmara Municipal, em Ipeúna. A apresentação foi realizada pelo coordenador de Área do Censo Demográfico 2022, Rodrigo Pucci da Conceição e contou com representantes das secretarias municipais e de diversos setores da municipalidade. O objetivo é garantir a transparência do processo e o alinhamento de questões práticas de trabalho.

Na ocasião, foram antecipados detalhes da dinâmica do levantamento. A previsão é de que ao menos 2.300 domicílios sejam visitados no município, que atualmente conta com uma população estimada de 7.824 pessoas, conforme a projeção do IBGE. A pesquisa será realizada no período de 1º de junho a 31 de agosto de 2022.

A equipe local será composta por oito recenseadores e um agente censitário, que serão contratados por meio de processo seletivo no início de 2022. “Todos estarão identificados com crachá contendo informações que poderão ser conferidas no 0800-721-8181 ou no site censo2022.ibge.gov.br”, explicou Rodrigo.

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

O IBGE e a Prefeitura firmaram parceria para a promoção do censo 2022. O posto de coleta será instalado em uma sala na Rodoviária que será utilizada para organização do trabalho dos recenseadores e envio de informações do IBGE. O Executivo também irá apoiar a comunicação do censo, com ênfase na divulgação do PSS quando o mesmo for lançado