A Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo balanço da dengue em Ipeúna, nesta sexta-feira (11). De acordo com o boletim, a cidade contabiliza 72 casos positivos. O balanço leva em conta as notificações do começo do ano até agora. No período, 35 exames deram resultado negativo, 97 suspeitas foram descartadas epidemiologicamente, 04 inconclusivas, e 01 suspeita de Febre Chikungunya foi descartada. Não há nenhuma notificação de Zikavírus.

Diante do atual quadro epidemiológico, a Secretaria alerta os moradores a manter os cuidados e prevenção ao Aedes aegypti. Os dados são atualizados semanalmente e as análises laboratoriais são realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz.

O mosquito da Dengue se reproduz em água limpa e parada, por isso, a população deve atentar para alguns cuidados básicos, especialmente neste período chuvoso, como não acumular materiais como pneus, garrafas, latas, baldes nos quintais de modo que acumulem água parada; eles devem ser guardados de cabeça para baixo em locais cobertos.

Os sintomas da doença se manifestam a partir do terceiro dia. Os mais comuns são: febre alta, forte dor de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações. Em caso de suspeita de contaminação, o ideal é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e, jamais se automedicar.

Serviço: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Endereço: Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100, Altos de Ipeúna
Contato: (19) 3537.1319