O Setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Sucen, programou para o período de 01 a 03 de abril, nebulização veicular para conter o avanço da dengue, em Ipeúna. A iniciativa atingirá, principalmente, os bairros com incidência de casos da doença, causada pelo Aedes aegypti, responsável também pelas arboviroses zika e chikungunya.
O trabalho terá início às 18h. O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito adulto. A recomendação é para que os moradores permaneçam em suas casas com portas e janelas abertas, mas não fiquem nas janelas ou sacadas, mantendo pessoas alérgicas e com doenças respiratórias em quartos fechados por 40 minutos, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e viveiros de pássaros e também alimentos dispostos em fruteiras, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
A nova estratégia reforça as ações da Secretaria de Saúde de controle das arboviroses e dos criadouros do mosquito. Durante as últimas duas semanas, foram realizados o controle de criadouros em 856 imóveis, espalhados pela cidade, partindo da região onde foram confirmados os casos positivos de dengue. Além disso, as agentes comunitárias de saúde, em parceria com equipe da Sucen, orientaram os munícipes sobre a doença. Até o último dia 23, Ipeúna contabilizava 57 casos positivos de dengue.