A Estratégia de Saúde da Família (ESF) continua vacinando nesta quinta-feira (29), pessoas a partir dos 65 anos de idade com a primeira dose contra a Covid-19. Nesta etapa serão disponibilizadas 60 doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas nesta semana. As senhas serão distribuídas a partir das 7h ne a vacinação terá início às 8h.

Para ser vacinada a pessoa deve apresentar cartão SUS, CPF e RG e o Cartão de Vacina (se tiver). Para agilizar o atendimento na hora da vacinação, é recomendado que todos façam o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). O pré-cadastro não é um agendamento e nem um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-lo contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa da família.

De acordo com balanço da ESF, até a última terça-feira (27), 1.209 pessoas já haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no município. A população deve ficar atenta às divulgações oficiais sobre a vacinação, realizadas nas redes sociais e nos sites da prefeitura de Ipeúna. A vacinação teve início em 22 de janeiro. A relação das vacinas aplicadas pode ser consultada pelo site da Prefeitura de Ipeúna pelo link www.ipeuna.sp.gov.br, no ícone VacinadosCovid-19

Receber a vacina contra a Covid-19 é um alívio, um alento e uma alegria ímpar. Ela é a oportunidade real de minimizar as formas graves da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, e reduzir o número de mortes. Contudo, a vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito. Isso significa que a rotina de cuidados preventivos deve ser mantida, ou seja, o distanciamento social, o uso de máscaras conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização das mãos e dos ambientes domésticos e de trabalho precisam ser mantidos.