Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. O período para o alistamento on-line teve início no dia 1º. Para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.
Quem não tiver facilidade de acesso à internet ou caso o jovem não tenha CPF, deve se dirigir à Junta de Serviço Militar levando em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.
A secretária da Junta Militar em Ipeúna, Rosmari Scaglia dá exemplos de impedimentos que podem ocorrer com quem não regularizar a sua situação. “Ele não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada”, exemplificou.
Quem perder o prazo para realizar o procedimento poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecendo à Junta de Serviço Militar, mas o atraso implicará no pagamento de multa. O alistamento militar é obrigatório e deve ser feito no ano que jovem completa 18 anos.
Todos os jovens residentes em Ipeúna que se alistam no município são dispensados do serviço militar por não haver unidade militar na cidade e, convocados, posteriormente, para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Por isso, mesmo aqueles que completaram 18 anos em 2019 e ainda não providenciaram o alistamento devem comparecer à Junta para regularizar a situação militar.
Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
A Junta de Serviço Militar está localizada no Paço Municipal e o horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3576.9000.