A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma http://www.meuemprego.sp.gov.br, que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população. A inovação do portal também se dá ao criar um sistema para registro de demandas de cursos por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda e das necessidades dos municípios e do mercado de trabalho local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avaliará a oferta de qualificação para cada região.

A Prefeitura de Ipeúna está executando o Plano de Desativação da Antiga Lagoa de Decantação e Tratamento de Esgoto de Ipeúna. O projeto, elaborado pela Bio Engenharia atende aos rigorosos critérios técnicos estabelecidos pela CETESB – Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo, e está dividido em três fases.

De acordo com o secretário de Projetos e Obras, Serviços Públicos, Saneamento Básico e Meio Ambiente, o arq. urb. Bruno Lourenço da Silva, a execução do Plano já está na segunda etapa. A 1ª fase que previa o direcionamento da parcela líquida da lagoa para a atual Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento já foi concluída.

“Nesta semana iniciamos a 2ª etapa que é a estabilização alcalina da parcela sólida do que restou na lagoa, que consiste na mistura da cal virgem ao lodo, fazendo com que o pH do mesmo aumento para 12, reduzindo desta forma a população de microorganismos e a possível geração de odores”, explica.

Bruno informa que após a conclusão da segunda etapa, a lagoa estará vazia, sem resíduos e sem cheiro o leito será coberto com terra para uma futura revegetação na área com caráter paisagístico.