Foi realizada na sexta-feira (20), no CCI “Clarinha da Silva”, a primeira reunião para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Trata-se do documento que vai orientar, para os próximos 10 anos, ações do governo municipal e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade.

O encontro reuniu representantes de escolas, instituições, profissionais das áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, esportes, lazer, meio ambiente, infraestrutura, planejamento e finanças, fundo social, imprensa, famílias e interessados no tema e irão colher propostas e ações para o Plano.

Algumas das temáticas apresentadas no Plano Nacional da Primeira Infância, que integram o PMPI são: crianças com saúde, educação Infantil, as famílias e as comunidades das crianças, assistência social às famílias com crianças na primeira Infância, convivência familiar e comunitária às crianças vítimas de violação de direitos: acolhimento institucional, apadrinhamento afetivo, família acolhedora, adoção, do direito de brincar de todas as crianças, a criança e o espaço, a cidade e o meio ambiente, crianças e infâncias diversas: políticas e ações para as diferentes infâncias, entre outras.

De acordo com a supervisora de ensino do município Deise Maria Mometti, a Comissão passará a se reunir para discutir ações e estratégias para elaboração do Plano. “Um dos principais desafios será o levantamento dos dados e a aferição do diagnóstico, referente à primeira infância. Os dados serão cruzados para indicar as maiores carências a que se referem às crianças de 0 a 6 anos de idade. Com o diagnóstico em mãos será possível traçar metas, bem como sugerir ações e políticas públicas para o PMPI”, explicou.

A Comissão realizará uma sensibilização sobre a importância da “escuta” como instrumento de trabalho com crianças. Um dos objetivos do encontro será de capacitar os profissionais para ouvir as propostas das crianças para o Plano Municipal da Primeira Infância, já que o Plano é direcionado a elas.