A Estratégia de Saúde da Família de Ipeúna (ESF) iniciou nesta sexta-feira (21), a vacinação de pessoas com comorbidades acima de 45 anos de idade. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar cartão SUS, CPF e RG e o Cartão de Vacina (se tiver). Também será indispensável a apresentação de Declaração Médica e Receituário com o CRM do médico, que comprove a comorbidade com validade de até 01 ano. “Sem a apresentação dos documentos, especialmente a declaração médica e receituário que comprove a comorbidade a pessoa não poderá ser vacinada”, explica a enfermeira.

A vacinação das pessoas com comorbidades teve início no último dia 14, com a vacinação das pessoas entre 55 a 59 anos. Também foram incluídas nesta etapa da vacinação as pessoas transplantadas de órgãos sólidos e medula óssea, imunossuprimidos de 18 anos ou mais; pessoas com necessidades especiais permanentes, entre 55 e 59 anos, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); e, pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos.

De acordo com balanço da ESF, até o último dia (19), 1.771 pessoas já haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no município. A vacinação teve início em 22 de janeiro. A relação das pessoas já vacinadas no município pode ser consultada pelo site da Prefeitura de Ipeúna pelo link www.ipeuna.sp.gov.br, no ícone VacinadosCovid-19

Receber a vacina contra a Covid-19 é um alívio, um alento e uma alegria ímpar. Ela é a oportunidade real de minimizar as formas graves da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, e reduzir o número de mortes.

Contudo, a vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito. Isso significa que a rotina de cuidados preventivos deve ser mantida, ou seja, o distanciamento social, o uso de máscaras conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização das mãos e dos ambientes domésticos de trabalho precisam ser mantidos.

Mais informações podem ser solicitadas na ESF, pelo telefone (19) 3576.1224, das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.