Na manhã da terça-feira (27), representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de Rio Claro estiveram no Plenário da Câmara Municipal de Ipeúna para a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC). O objetivo da REPAC é propiciar a participação da comunidade local, dando transparência à operação do Censo Demográfico no município e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

Segundo o coordenador de área do IBGE, Rodrigo Pucci da Conceição, esse ano o Instituto não atingiu o número de recenseadores para o município de Ipeúna o que atrasou o início da coleta de dados. Atualmente, a cidade está com 5 recenseadores nas ruas de um total de 8 vagas disponibilizadas.

Outro problema apresentado durante a reunião, é a desconfiança das pessoas. “Muitas delas se recusam a responder ao questionário ou até mesmo a atender ao recenseador, algumas por receio de terem suas informações divulgadas ou compartilhadas com outros órgãos. Porém, os dados coletados não podem ser compartilhados, a pesquisa tem seu sigilo garantido por Lei”, esclarece o coordenador.

Pucci comenta ainda que ao se recusar a responder ao questionário a pessoa está prejudicando o município, isso porque recursos financeiros enviados à educação e saúde, tem como base os dados do censo. “Por este motivo é de extrema importância responder ao questionário”, ressalta. Os recenseadores trabalham uniformizados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

O censo demográfico, realizado a cada 10 anos, acontece simultaneamente em todo país. Esta é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. Estes dados podem ser utilizados para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. As informações servem também como auxílio para a tomada de decisões na área de investimentos, do setor privado. O Censo Demográfico permite um levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios, apontando o número de habitantes, suas características e como vivem.

O pedido feito pela equipe do IBGE é para que as pessoas colaborem com o andamento do Censo, recebendo bem os recenseadores e informando com exatidão os dados perguntados. “Nosso objetivo é atingir toda a população de Ipeúna, tanto na zona urbana quanto na rural, por isso precisamos da colaboração de todos”, finalizou Pucci.