Entrou em vigor na segunda-feira (11), o Decreto nº 4.045 que dispõe sobre o avanço do município à fase amarela da flexibilização da quarentena, e, com isso, a reabertura de estabelecimentos comerciais e outras atividades. A retomada gradativa das atividades econômicas no município considera o Plano São Paulo do Governo do Estado de São Paulo que inseriu, no último dia 07, a Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, da qual o município de Ipeúna faz parte, na Fase 3 (Amarela). Clique no link para acessar o decreto na íntegra https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTIyNDI0 .

Na fase amarela, poderão funcionar salões de beleza, bares, restaurantes e lanchonetes, comércio, academias, templos religiosos e escritórios de prestação de serviços, desde que sejam seguidos os protocolos sanitários do respectivo setor, conforme normas fixadas pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna.

A abertura dos estabelecimentos segue alguns critérios, como a capacidade limitada e tempo de funcionamento. No caso dos comércios poderão funcionar com atendimento presencial das 8h às 17h, com 40% da capacidade, após esse horário, apenas nos sistemas drive-thru e delivery. Os salões de beleza poderão funcionar por seis horas diárias e com até 40% de sua capacidade.

Já nos bares e restaurantes, o atendimento presencial pode ser feito até as 17 horas, após este horário, o atendimento deverá ser apenas por sistema de drive-thru e delivery. As academias também poderão abrir por seis horas, desde que respeitando a capacidade máxima de 30% e sem aulas em grupos.

Os templos religiosos poderão funcionar com 20% da capacidade do espaço físico, e culto com duração de no máximo uma hora. Escritórios de prestação de serviços também poderão realizar atendimento presencial por seis horas, com 40% da sua capacidade.

Todos os estabelecimentos deverão fixar em local visível, preferencialmente na entrada do estabelecimento, placa ou aviso contendo o limite de lotação máxima e horário de funcionamento. Valem ainda o distanciamento entre as pessoas e o uso de máscara e álcool em gel.