Com o objetivo de promover a valorização e atualização dos profissionais da Educação, favorecendo reflexões sobre a ação dos educadores frente aos desafios atuais, a Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no período de 20 a 22 de julho, a Semana do Educador 2022

“Foi um período em que todos os educadores tiveram a oportunidade de ouvir e assimilar estratégias e metodologias que contribuirão para o desenvolvimento da educação no município”, afirmou a secretária de Educação Iara Lopes dos Santos. Ela comentou ainda que a interação de forma presencial com os palestrantes e os segmentos escolhidos possibilitarão ótimas condições de aplicabilidade dos conteúdos apresentados.

“Aprendizagem, desenvolvimento e humanização nas infâncias” foi o tema da palestra de abertura do evento, com o renomado professor Oliver Lima, que abordou ainda outras temáticas ao longo do primeiro dia. “Alfabetização, letramento e multiletramentos: como garantir uma aprendizagem significativa?”; “As transições e a progressão das aprendizagens: travessias necessárias”; e, “Planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem”. Oliver Lima é Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia, trabalha há mais de 18 anos na área Educacional.

Na manhã do segundo dia, o professor Ton Ferreira falou sobre o tema “Professor transformador: práticas metodológicas para a motivação no cotidiano escolar”. Ton Ferreira é Mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, pós-graduado em M.B.A. Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, extensão universitária em Educação Matemática pela PUC, é licenciado em Matemática pela UNESP.

À tarde foi a vez do professor Natanael dos Santos, apresentar “Tecendo os fios da história da África”. Natanael dos Santos é Professor, Historiador, Pesquisador, Autor, Escritor, Ator, Diretor artístico e Palestrante. Desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado e doutorado desde 1983. Membro fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro brasileiro da Universidade de Campinas (UNICAMP).

A professora Claudine Dutra Melo Cruz, Historiadora, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, abordou o tema “Africanidades”. STEAM foi o tema explorado pelo professor Anderson Souza durante a Semana do Educador.

No último dia do evento, a professora Rosana Naressi apresentou os temas “A caminhada da Legislação da Educação Especial e da Educação Inclusiva e Deficiência intelectual: como promover ações assertivas para a prática diária”, no período da manhã e; à tarde, “TEA e TDAH: traçando estratégias para o cotidiano escolar” e “Atividades estruturadas que estimulam as funções cognitivas”.