A Prefeitura de Ipeúna segue vacinando os trabalhadores da saúde do município contra a Covid-19. Na última quarta-feira (27), o município retomou a vacinação, conforme o Plano Estadual de Imunização, com o recebimento de mais uma remessa, com 50 doses da vacina, que foram retiradas pelos profissionais do município no Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X).

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município Marta Pancheri Muniz, esta nova remessa eleva para 106 o número de doses destinadas ao município. “As primeiras 56 doses que recebemos foram da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac; agora, as doses destinadas para o município foram as produzidas pelo laboratório Astrazeneca”, comenta.

Ela explica que um dos diferenciais entre elas é o intervalo entre a primeira e a segunda dose. “A Coronavac tem como recomendação um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. Já a AstraZeneca recomenda um intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose”, explica.

Marta observa ainda, que pesar da ausência de estudos de coadministração, neste momento, não se recomenda a administração simultânea das vacinas do Covid- 19 com outras vacinas do calendário normal, sendo preconizado um intervalo mínimo de 14 dias. Além, disso, aos doadores de sangue solicita-se que aguardem os prazos de: Sinovac, 48 horas após cada dose; e, AstraZeneca, 7 dias após cada dose, para realizar nova doação de sangue.

É importante lembrar que a vacinação não dispensa os cuidados gerais de lavagem das mãos, uso de máscara e evitar aglomeração, além de estar atento a quaisquer sintomas de síndrome gripal, quando o cidadão deve procurar a assistência médica.