A Secretaria Municipal de Saúde preparou para o dia 30, a partir das 18h, na Praça Central, uma programação em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa inclui caminhada, palestras com as médicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de uma animada aula de zumba. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica Marta Ap. Pancheri Muniz, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
A iniciativa, de caráter preventivo, é fundamental para a saúde das mulheres. O Papanicolau, por exemplo, é um exame muito importante, que tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Também chamado de preventivo, ele deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano.