A Secretaria Municipal da Saúde prorrogou por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade, que seria encerrada na próxima segunda-feira (30).

Segundo a pasta, o objetivo é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura para a pólio e outras doenças, como meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe).

Esta é a segunda vez que o término das campanhas é prorrogado porque os índices de cobertura vacinal seguem abaixo ideal. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 95%.

Diante disso, a secretaria recomenda para mães, pais e responsáveis legais de menores de cinco anos que, em virtude da situação de risco iminente de reintrodução do poliovírus no território nacional, levem seus filhos às unidades de saúde para a verificação da situação vacinal a fim de que sejam feitas atualizações, se necessário.

A campanha da pólio tem o objetivo de imunizar com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos.

As vacinas estão à disposição da população nas unidades de Estratégia de Saúde da Família do Centro e Altos de Ipeúna, das 7h30 às 15h. É importante a apresentação da caderneta de vacina para a imunização. Porém, quem não tiver o documento receberá uma caderneta nova no ato da vacinação.