Terminou na sexta-feira (16), a 2ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Prefeitura de Ipeúna, realizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Diariamente, foram realizadas palestras com o objetivo de divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.

De acordo com o presidente da CIPA, o servidor Deibson Mascarenhas Nardi, o evento foi aprovado e prestigiado pelos servidores municipais. A realização da 2ª SIPAT fortalece a atuação da CIPA, na conscientização dos funcionários sobre a importância de exercer suas funções diárias com segurança, além de abordar também temas relacionados à saúde do trabalhador. Ficamos satisfeitos com a participação dos servidores, pois a prevenção é a melhor forma de garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores, salienta.

A programação constou de palestras: Saúde Auditiva foi ministrada pelo fonoaudiólogo Carlos Alberto Ebert Burghi; já o tema DSTs foi abordado pela enfermeira Lais Cristina Sodelli; outra palestrante foi a enfermeira Silveli Pazetto, que falou sobre o SAMU. O engenheiro do Trabalho José Augusto, do Centro Médico de Saúde Ocupacional, tratou sobre o do Uso do EPI e também ressaltou a importância dos comportamentos seguros para garantir a segurança do trabalhador. No encerramento, o secretário de Saúde Jordano Zanoni falou sobre a Higiene no Trabalho.

O prefeito José Antonio de Campos afirmou que a SIPAT é um importante instrumento de conscientização para a prevenção de acidentes. Trata-se de trabalho orientativo e preventivo, com o objetivo de despertar uma atitude vigilante do servidor nas suas funções cotidianas, levando informações e ensinamentos para que doenças e acidentes provenientes da atividade profissional sejam evitados, destaca.

Para a realização da 2ª SIPAT, a CIPA contou também com o apoio do comércio local e da região para arrecadar os brindes que foram sorteados aos participantes: Hidráulica So judas Tadeu, Unimed Rio Claro, Restaurante Casal 20, Escap Freios, Ipneus, Auto Center Juma, Depósito Ipeúna, Centro Elétrico Nova Ipeúna, Auto Posto Ipeúna, Supermercado Smart, Nero Elétrica e Hidráulica, Depósito Santa Rosa, B3 Digital, Dani Auto Elétrica, Gráfica Real, Kintal Music Bar, Sport Bike, Sicred, Padaria Santa Helena, Padaria Central, Carlinhos Chaveiro, Charqueadiesel, Usina Ipê Campos, Crespilho, Auto Posto Primavera, ST Autos, Cleiton Mecânico e Usina Granelli.