Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A Secretaria de Saúde de Ipeúna vai realizar no sábado (17), o Dia D Nacional da Multivacinação com foco na atualização das cadernetas infantis, especialmente para prevenção da poliomielite (paralisia infantil) e do sarampo. A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Camila Jardim Nonis alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos também devem comparecer aos postos de vacinação e poderão ser atualizadas as doses em atraso contra febre amarela, rubéola, caxumba e hepatites A e B. “Por isso, é importante a apresentação da caderneta de vacina (se tiver)”, ressalta a coordenadora da ESF Camila Jardim Nonis.

Além disso, é importante seguir todas as recomendações de prevenção à COVID-19, é de extrema importância o comparecimento dos públicos-alvo na Campanha, usando a máscara, evitando aglomerações e respeitando a organização dos serviços. A Campanha prosseguirá até o dia 30 de outubro, das 7h30 às 15h30

PARALISIA INFANTIL – A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus.

Serviço: Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação
Data:
17 de outubro
Local: Estratégia de Saúde da Família (USF)
Endereço: Avenida 3 nº 242, Centro
Horário de Atendimento: das 8h às 16h
Contato: (19) 3576.1224

Acessibilidade