A alegria de poder reencontrar os professores e amigos marcou o primeiro dia de aulas presenciais na rede municipal de Ipeúna. Depois de quase um ano e meio de aulas remotas por causa da pandemia da Covid-19, os alunos retornaram na segunda-feira (23), em clima de muita saudade e empolgação.

Aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, Gabriel, 10 anos, estava muito animado com o retorno à sala de aula. “Eu estava com muita saudade dos meus amigos”, afirmou. Já Jonathan, do 4º ano, afirmou que estava muito feliz em voltar para a sala de aula. “É muito bom rever meus amigos e meus professores e também é melhor para aprender, em casa não é a mesma coisa”.

Apesar da felicidade em voltar para a sala de aula, as crianças também compreendem que ainda é necessário respeitar as medidas sanitárias. É o caso de Breno, 12, do 5º ano, que explica que é importante tomar alguns cuidados. “A gente precisa passar álcool em gel, usar máscara e ficar longe dos outros”, comentou Breno.

A diretora Andreia Aparecida de Lima Ortolan afirma que essa volta às aulas presenciais é de extrema importância para as crianças. “Elas necessitam desse contato com o professor para o sucesso do processo de aprendizado. Sem falar, é claro, no contato com as outras crianças”.

Para a retomada das atividades presenciais, a Educação realizou censo com pais ou responsáveis pelos alunos da Rede Municipal. “As turmas foram divididas em dois grupos, que vão se revezar entre ensino presencial e remoto, sendo cada semana uma turma. As aulas presenciais acontecerão de segunda à quinta-feira”, explicou a secretária de Educação Iara Lopes dos Santos.

Entre as medidas incluídas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de permanência nas escolas, além da oferta de álcool em gel e do distanciamento de 1 metro entre as carteiras dos alunos. Todos os profissionais das unidades escolares usam máscaras e, os professores e funcionários, também fazem uso de protetores faciais

A temperatura dos alunos é aferida por termômetro eletrônico. Dentro das escolas, cartazes com os cuidados de proteção foram afixados em locais visíveis, e as janelas de todas as salas permanecem abertas para circulação de ar.

Todos funcionários das escolas passaram, no mês de julho, por treinamento sobre os procedimentos adotados e orientações de segurança para as atividades presenciais. Também foram adotados horários escalonados para revezamento – entrada, intervalo e saída dos alunos.

As escolas tiveram a readequação dos espaços e sinalização das mesas e cadeiras que poderão ser usadas nas salas de aula e no refeitório; sinalização e demarcação do piso com fluxo de circulação adequado para evitar aglomerações, onde houver possibilidade de formação de filas. Também foram disponibilizados bebedouros com torneira para abastecer as garrafas e squeezes, sem a possibilidade de contato com a boca.

As medidas preventivas de uso de máscaras obrigatório, distanciamento social, oferta de álcool em gel para higienização das mãos após tocar corrimãos e superfícies e a manutenção das janelas abertas também foram adotadas dentro do transporte escolar.